JMS - JUVENTUDE MISSIONÁRIA SALESIANA, APRENDIZAGEM NO CARISMA SALESIANO

No CESAM-GO trabalhamos em nossos adolescentes e jovens todas as suas potencialidades, e uma delas é o de caminhar com seu lado espiritual. Portanto, temos grupos de animação pastoral que seguem a preocupação de Dom Bosco, no interior do processo de humanização, que busca o crescimento integral da pessoa dos jovens e a construção da sociedade. O fundador da Família Salesiana, sob a inspiração do Espírito Santo, teve uma clara consciência de ser chamado por Deus a uma missão especial em favor dos jovens, principalmente os mais necessitados. Neles, Dom Bosco viu a finalidade original da sua missão: revelar o amor de Deus aos jovens mais necessitados.

A Pastoral Juvenil Salesiana - PJS trabalha também os princípios de um estilo pastoral adequado a essa finalidade: a do Bom Pastor. Como experiência espiritual, realiza o Sistema Preventivo: caridade de Deus que se antecipa a toda criatura.
A proposta salesiana de educação cristã, ou seja, o caminho de educação à fé, é pensada como um processo unitário em vista desta meta: propor ao jovem a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental. Evangelizamos educando e educamos evangelizando.
A Articulação da Juventude Salesiana - AJS é uma proposta pastoral de integração e apoio mútuo entre os diversos grupos de jovens que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana (EJS). Essa articulação dá-se pela sinergia entre os salesianos de Dom Bosco e as filhas de Maria Auxiliadora, proporcionando, dessa forma, uma ação conjunta mais representativa e significativa para a missão.
Um dos princípios da AJS é a vivência da espiritualidade salesiana. Ela é ponto de encontro entre todos os grupos. Esse princípio é uma tentativa de responder a expectativas e necessidades trazidas pelo mundo atual, assim dialogando com a juventude. Com características a referência à espiritualidade juvenil salesiana, torna-se fundamental conhecer de perto a vida e a obra de Dom Bosco e Madre Mazzarello, ligação entre grupos, a interação entre os mais variados grupos juvenis é uma etapa importante e essencial da AJS, descoberta do diferente: a convivência com outras pessoas que têm os mesmos objetivos proporciona o conhecimento de um novo universo, amadurecimento da decisão vocacional, o processo de educação da fé proposto pela AJS tem como ponto de chegada a elaboração de um projeto de vida consciente e maduro. No CESAM-GO, nosso grupo é A Juventude Missionaria Salesiana - JMS tem como objetivo anunciar o Evangelho da Alegria indo ao encontro dos irmãos lá onde eles se encontram. Colocamos nossos valores juvenis a serviço, compartilhando dons e talentos; testemunhando que amamos a vida e o Senhor. Acreditamos na construção de um mundo melhor e queremos fazer uma profunda experiência de Deus, para isso nos dispomos a encontrá-lo no rosto de cada um, especialmente os mais necessitados.
Nosso principal objetivo é anunciar o Evangelho da Alegria indo ao encontro dos irmãos lá onde eles se encontram. Colocamos nossos valores juvenis a serviço, compartilhando dons e talentos; testemunhando que amamos a vida e o Senhor. Acreditamos na construção de um mundo melhor e queremos fazer uma profunda experiência de Deus, para isso nos dispomos a encontrá-lo no rosto de cada um, especialmente os mais necessitados. Nosso principal objetivo é anunciar o Evangelho da Alegria indo ao encontro dos irmãos lá onde eles se encontram. Colocamos nossos valores juvenis a serviço, compartilhando dons e talentos; testemunhando que amamos a vida e o Senhor. Acreditamos na construção de um mundo melhor e queremos fazer uma profunda experiência de Deus, para isso nos dispomos a encontrá-lo no rosto de cada um, especialmente os mais necessitados.
A Pastoral Juvenil Salesiana está presente como dimensão do carisma salesiano em todas as frentes de missão da congregação. Na Inspetoria São João Bosco atua em parceria com os diversos sistemas.
As atividades desta dimensão se tornam visíveis a partir do trabalho educativo pastoral dos diversos educadores e sobretudo dos coordenadores de pastoral e CAEPS (Coordenador da Ação Educativo Pastoral Salesiana) presentes em nossas unidades. Estes trabalhos ocorrem sob a orientação do delegado da pastoral juvenil salesiana.
Quem pode participar da AJS? O grupo não precisa pertencer a uma casa salesiana. A condição básica para participar da AJS é identificar-se com a espiritualidade juvenil salesiana.
A vida cristã se divide em dois chamados, igualmente importantes: “Venha” conhecer e seguir Jesus, como discípulo apaixonado; e “Vá” testemunhar a outros a sua fé, para que esta se converta em fonte de luz e vida para todos.
Além do trabalho de ressocialização, e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, incluímos no dia a dia, e em um encontro por uma vez debates da situação atual que os jovens estão vivendo, já que muitos estão inseridos em um modelo social que os coloca como descartáveis, e se veem desprovidos de seus direitos básicos. A JMS é um grito diante desse modelo social através da religião. Mostramos que o Movimento Juvenil Salesiano pode favorecer para que os jovens formulem e consolidem projetos de vida pautados nos valores e legados deixados por Dom Bosco, tornando-se pessoas comprometidas com o bem comum, com a solidariedade e a atenção ao próximo, fortalecendo assim as vocações – tanto religiosas como as vocações leigas. A preocupação de Dom Bosco situava-se no interior do processo de humanização, que busca o crescimento integral da pessoa dos jovens e a construção da sociedade.
Levamos o pensamento do fundador da Família Salesiana, que sob a inspiração do Espírito Santo, teve uma clara consciência de ser chamado por Deus a uma missão especial em favor dos jovens, principalmente os mais necessitados. Neles, Dom Bosco viu a finalidade original da sua missão: revelar o amor de Deus aos jovens mais necessitados. A proposta salesiana de educação cristã, ou seja, o caminho de educação à fé, é pensada como um processo unitário em vista desta meta: propor ao jovem a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental. Evangelizamos educando e educamos evangelizando. Em dias como hoje que a juventude se encontra rodeada e bombardeada por propostas e caminhos que não conduzem à vida e à verdadeira liberdade. A busca do sagrado, característica de nossos tempos, que atinge também o mundo juvenil, nem sempre coincide com o seguimento de Jesus e de seu Evangelho. A falta de referenciais de vida e de esperança geram uma juventude sem sonhos e de “horizonte limitado”.
A formação missionária dos jovens é uma condição fundamental para que a Igreja Católica, no futuro, possa contar com adultos capazes de servir com alegria e gratuitamente sendo verdadeiros discípulos missionários de Jesus. Essa formação, em sintonia com o dinamismo juvenil, deve ser permeada de experiências concretas. A nossa missão continua. Incorporamos que a Juventude Missionária Salesiana seja um grupo de jovens empenhado com o estudo e a prática missionária! Assim, poderão ser enviados para atividades regionais, inspetoriais e internacionais.