Liderança juvenil - LJS

Liderança Jovem Salesiana – LJS, grupo tem como público adolescentes e jovens pertencentes ao programa de aprendizagem do CESAM-GO. O intuído é o de promover a integração de nossos jovens aprendizes em relação a organizações públicas e espaços voltados ao debate dos direitos da criança e do adolescente, estimulando assim, o interesse dos aprendizes na construção de soluções para os problemas do meio em que vivem. Sem nenhuma forma de discriminação ou distinção a raça, opção política, credo religioso, orientação sexual ou quaisquer outras.

No Centro Salesiano do aprendiz estimulamos o que cada adolescente e jovem tem de melhor, principalmente na liderança Juvenil Salesiana, mostramos a eles, que buscamos e construam em conjunto soluções para um mundo melhor. Exercitamos que todos tenham aflorado seu protagonismo juvenil, que tenham voz e permitindo que todos tenham espaços de destaques nos conselhos e fóruns que se debatam tanto a aprendizagem quanto o estatuto da criança e do adolescente. Mostramos que todos sempre atuam como multiplicadores de valores éticos condizentes com o da nossa instituição. Os encontros são realizados sempre em um sábado de cada mês e em eventos voltados as políticas públicas referentes às crianças e jovens. As ações são voltadas para trabalhar o despertar da conscientização de cada jovem e adolescente, sobre seus deveres sociais. Além disso, buscamos que nossos jovens defendam os interesses coletivos e individuais baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, além do incentivo à cultura, a arte, o esporte, da participação social e política.

O CESAM-GO acredita na participação política como forma de construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O trabalho é sempre norteado por um grupo de educadores sem vertentes políticas e que desenvolvem e mostram projetos de transformação que deram certo na sociedade. 

Atuamos de forma significativa em cada um desses espaços elevando o nível de discussões de políticas públicas sempre envolvendo os principais interessados, os jovens, demostrando também os esforços de união com outras organizações não governamentais e governamentais que têm por compromisso promover, proteger e garantir os direitos da população infanto-juvenil. No CESAM trabalhamos em nossos jovens o dom do protagonismo criamos neles o interesse de promover a integração entre aprendizes, educadores e sociedade.

Contribuímos na formação de cidadãos de bem, conscientes, participativos e multiplicadores de valores éticos, que saibam defender os interesses e direitos coletivos dos adolescentes e jovens, sempre embasados na busca de incentivo à cultura, arte, esporte e fortalecimento e maior participação sobre decisões sociais e políticas.