HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Luan Ferreira, Aprendiz.
CESAM-GO: Multidisciplinariedade que faz a diferença!

O Programa de Aprendizagem oferecido pelos CESAMS, tem o objetivo de qualificar futuros profissionais de modo a contribuir com o seu desenvolvimento pessoal, formando Adolescentes e Jovens capazes de acompanhar, propor e participar das mudanças que ocorrem nas organizações e demais espaços onde estão inseridos. E mais: fazer isso com competência, ética e responsabilidade. No dia 05 de novembro o aprendiz Luan Ferreira nos noticiou que um dos conteúdos ministrados no módulo de Cidadania fez parte do banco de questões utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para elaboração da primeira fase do ENEM 2019. A questão em pauta, de número 26, compôs o caderno azul das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.  O questionamento versou-se em torno dos Direitos dos Idosos previsto no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal em confronto com o crescente número de denúncias de violação dos direitos dos idosos recebidas pelo Disque 100.

“O aprendiz Luan, todo feliz, relatou a sua Educadora que o conteúdo ministrado algumas semanas atrás caiu no Enem desse ano. A Educadora não pode esconder o seu contentamento! Contribuir de forma positiva para a vida desses meninos não tem preço. Ver que os conteúdos ministrados nos espaços de convivência impulsionam voos ainda mais altos é gratificante." - elatou a Supervisora da Aprendizagem, Vanessa Rodrigues.

Segundo o Aprendiz Luan Ferreira: “A princípio, por mais que tivesse prestando atenção no assunto, não achei que fosse de grande relevância. Porém, ele se tornou pauta de uma questão do ENEM em que pude colocar em prática o ensino atribuído aqui no CESAM, reforçando a sua importância."

O ENEM avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Além disso, o Exame é via de acesso a instituições portuguesas e ao Financiamento e Apoio Estudantil (FIES), instrumento de auto avaliação e de desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais do país.

Bem disse Dom Bosco: “Trabalhar com amor é orar com as mãos”. Como a árvore boa se conhece pelos bons frutos que produz, continuemos o plantio com amor certo de que frutos favoráveis aos olhos de Deus como este virão ainda em maiores proporções."

 

(Matéria: Liss Crisciny Miranda Barros)