HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

A musicalidade no ar.
CESAM/GO realiza Oficina de Musicoterapia com Aprendizes em parceria com Universidade Federal de Goiás - UFG

A música é um recurso critativo para desenvolvimento cognitivo, socioemocional e comunicativo do sujeito. No dia 18 de dezembro, os Aprendizes participaram da oficina de musicoterapia, realizada por professore, aluno e ex-aluno da Universidade Federal de Goiás.

 

 

As oficinas contaram com a orientação da professora Eliamar, juntamente com recém-formada em musicoterapia Mariana, que foi aprendiz aqui no CESAM-GO, e com o Ítalo, que está prestes a concluir o curso.

 

Após uma apresentação geral sobre o curso, foi desenvolvido um momento prático com os aprendizes, onde puderam conhecer, através da experiência pessoal, os benefícios da musicoterapia enquanto estimulo a coordenação, a interação, ao ritmo, a emoção, a criatividade, a expressão corporal, a concentração por meio dos mais diversos recuros que contaram com os instrumentos, com a música, com a dinâmica, com as brincadeiras de rodaque.

 

Em seguida, tiveram uma roda de conversa, que contou com os relatos dos aprendizes sobre a experiência pessoal com a musicoterapia.

 

Héryka Leydianne Gonçalves Silva, Aprendiz do CESAM, foi uma das que viveram essa experiência sensorial “Acredito que a palestra e a experiência com a música, me trouxe esperança mostrando que apesar das dificuldades somos capazes de conseguir enfrenta-las e realizar nossos sonhos, ir em busca do que queremos, não devemos deixar vencer pelos problemas, somos mais que capazes de alcançar o que almejamos”

 

Já para o Aprendiz Alair de Paulo Filho  “Particularmente eu achei bem interessante, deu para sentir cada som e nota, que cada reação é diferente da outra, havia instrumentos que eu nunca havia visto e que não sabia como funcionavam e isso me fez pensar que a vida também é assim, sempre aparecem coisas que você nunca viu, mas, não podemos desistir. Por isso, temos que ter curiosidade e vontade de aprender, temos que nos esforçar pois, assim como na música também temos que tentar achar harmonia em nossas vidas”.

 

A Musicoterapia é destinado à formação do musicoterapeuta, habilitando esse profissional a utilizar a música como matéria-prima de seu trabalho na área terapêutica. A musicoterapia pode ser aplicada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, nas diferentes faixas etárias, não sendo necessário ao paciente qualquer conhecimento prévio de música.

 

https://www.emac.ufg.br/