HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

CESAM/GO realiza Júri Simulado
CESAM/GO realiza Júri Simulado durante a Semana Complementar

Aconteceu entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2020 no CESAM/GO, a II Semana Complementar do ano com o tema: “Direitos Humanos: Liberdade é para TODOS!”, organizada pelos educadores Leonardo Giordani, Liss Miranda e Ludmilla Viana,  onde trouxeram uma experiência diferente para os jovens, usando a metodologia ativa de aprendizagem onde eles se tornaram protagonistas.

Os Aprendizes receberam dois casos para resolver em forma de Júri Simulado, tendo a parte de acusação e defesa, júri popular e o juiz que coordenava e lia as sentenças. Todos foram divididos em grupos de trabalho, tendo tempo cronometrado para preparar suas teses e logo após, fazerem de forma ativa, o júri simulado.

A Educadora Liss Miranda que fez parte da organização da Semana Complementar, ressaltou que “No final de cada Júri simulado realizado durante essa Semana Complementar, fizemos uma avaliação com o público participante. Dentre as respostas, ouvimos: “ Deve acontecer mais vezes momentos como este” ou “ Esse foi um momento de expressarmos a nossa opinião’’. Estes depoimentos e o protagonismo despertado nos Aprendizes, com certeza nos impulsionam! Tivemos Aprendizes que se dispuseram a ser juízes e o fizeram com louvor. É magnífico vê-los argumentando, fazendo suas próprias escolhas”.

O Aprendiz Ronald Gomes, que é líder juvenil, 17 anos, destaca: “Semana complementar foi muito mais que ótima, tivemos a chance de nos colocar em posições que talvez nunca estivéssemos. Nos força a querer saber mais, a entender mais e a defender sua tese, só agradecer aos responsáveis por tal arranjo. Estou muito feliz por participar dessa experiência”.