HOME Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Dentre as orientações, destacamos a encaminhada pela auditora Fiscal do Trabalho Erika Medina Stancioli, em 17 de março de 2020.
Comunicado Direcionado as Empresas

Prezados parceiros,

Em razão do crescimento exponencial do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil, estamos presenciando, a cada dia, uma importante adaptação nas relações de trabalho, onde muitas empresas estão optando por conceder férias coletivas aos seus colaboradores, escalas especiais, home office, entre outras ações, para garantir a continuidade das suas atividades e a segurança das equipes.

O CESAM, parceiro de muitas dessas empresas na oferta da aprendizagem, está atento e trabalhando ativamente de maneira a colaborar com a prevenção ao COVID-19 seguindo com as orientações dos órgãos oficiais.

a. As entidades podem suspender as atividades teóricas, principalmente nos estados da federação onde as aulas do ensino básico foram suspensas. b. As atividades teóricas não podem ser substituídas por atividades práticas nas empresas em virtude da necessidade de ser preservar a correlação entre a teoria e a prática, bem como a complexidade progressiva do aprendizado.  c. O período sem atividades teóricas e/ou práticas não pode ser considerado falta do Aprendiz para fins de desconto salarial, pois são ausências justificadas. O correto seria licença remunerada. Também seria possível a concessão antecipada das férias do aprendiz, se houver acordo entre a entidade e a empresa.

O CESAM, acatando com as orientações em todas as suas unidades no Brasil, suspenderá as aulas teóricas do dia 18/03/2020 (terça-feira) ao dia 31/03/2020 (terçafeira)

A avaliação da decisão adotada será permanente e havendo novas diretrizes, divulgaremos novo comunicado, que será repercutido em nossos canais oficiais (site, redes sociais).

Sobre a parte prática desenvolvida nas empresas, recomendamos, como medidas de prevenção no exercício da atividade do aprendiz na empresa, a suspensão temporária como forma de evitar a expansão do contágio pelo COVID-19.

O CESAM manterá, em escala reduzida, o atendimento ao público, das 10h às 16h, com revezamento dos funcionários.

Continuaremos seguindo todas as orientações e determinações das autoridades públicas de saúde e educação. Fiquem atentos aos comunicados oficiais enviados por email, aplicativo e redes sociais. Permaneceremos em contato, transmitindo a vocês todas as informações importantes.

A prevenção ainda é a melhor medida. Estamos empenhados em promover o bem-estar de todos.

Inspetoria São João Bosco.