HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

CESAM/GO realiza 3ª Formação Online Direcionada aos Educadores
CESAM/GO realiza 3ª Formação Online Direcionada aos Educadores

Como parte do Projeto de Formação Continuada Virtual do CESAM, os encontros foram elaborados com a finalidade de atender a nova realidade imposta pela pandemia, para garantir  que os Educadores permaneçam em processo de formação.

O Projeto teve início no dia 11 de julho de 2020 com encontros realizados através  da  Plataforma TEAMS. Foi pensado e planejado a pedido do Diretor Geral Pe. Fabiano da Silva Ribeiro, pela gerente socioeducativa Rosângela Rodrigues e o Coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Antidio de Andrade Carvalho. Juntos, organizaram tudo com muito zelo, a fim de manter os  corações em sintonia neste tempo de pandemia, bem como de continuar a ofertar oportunidades de desenvolvimento aos Educadores partícipes.

Cada encontro tem como pauta: momento de espiritualidade, desenvolvimento do tema, apresentação de um setor de trabalho e interações livres – espaço destinado a dúvidas, sugestões e depoimentos.

As temáticas escolhidas para o primeiro e segundo encontro foram respectivamente: Ansiedade: vivências, desafios e perspectivas deste momento de pandemia e Processos Educativos do CESAM/GO, neste momento de pandemia: Projeto TMJ, Aprendizagem Virtual e acompanhamentos.

3º Encontro de Formação Continuada Virtual aconteceu no último dia 13 de agosto e teve por tema: Dom Bosco: vocação, chamado e missão.

Para esta formação, Pe. Antidio de Andrade Carvalho, SDB (Mestre em Educação -  diretor fundador do CESAM de Vitória, ES. Atualmente Coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Goiânia),  fez uso da palavra, arquivos em formato de PDF e um video para explanar com propriedade e amor sobre Dom Bosco.

Para a Educadora Karlla Khristine Rodrigues Silva, analista socioeducativa: “A formação foi muito bem conduzida pelo Pe. Antidio. Foi esclarecedora, e nos deu oportunidade de reforçar os nossos propósitos nessa linda missão que Dom Bosco nos confiou: de continuar sendo luz na vida dos nossos jovens atendidos. Apesar da distância física, a formação virtual nos aproxima, nos trás conhecimento e interação com toda  equipe”.

“Este Projeto nasceu da necessidade de manter os Educadores conectados, animados em seu trabalho home office, cuidando de sua formação pessoal e salesiana. No mês de agosto, mês do nascimento de Dom Bosco, é importante fortalecer a convicção de que a Congregação Salesiana, mais do que uma iniciativa humana, foi um chamado de Deus (Art. 01 das Constituições Salesianas), que suscitou Dom Bosco, na Igreja, para ser portador de seu amor aos jovens, e que o  CESAM é uma obra próxima do coração de Dom Bosco. O desenvolvimento da temática também objetivou animar os Educadores do CESAM/GO, para que a partir do Oratório de Valdoco, sejamos uma presença educativa dentre os jovens. Assim, em Dom Bosco e com Maria ousamos ser Educadores dos jovens nos tempos de hoje” –afirma Padre Antídio.

Inspirados por Dom Bosco que veemente afirmou: “Conviver com muitos que fazem o bem nos anima sem que percebamos”, o CESAM GO continua a caminhar com Deus e para Deus no intuito de prestar serviços de qualidade, sem anular o zelo com os  “de dentro de casa”, seus colaboradores.