HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

CESAM/GO: trabalhando a Valorização da Vida (Setembro Amarelo)
CESAM/GO: trabalhando a Valorização da Vida (Setembro Amarelo)

Entre os dias 14 e 17 de setembro de 2020, aconteceu de forma remota no CESAM/GO, a Semana Complementar, onde trabalhamos o tema: Campanha de Valorização da Vida, que faz parte da campanha de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo.

Para os Aprendizes foi disponibilizado dois materiais criados pelo CVV – Centro de Valorização da Vida. Um é o manual completo com Ferramentas Vivenciais e o outro material é um pequeno livreto que contém dicas de como ajudar as pessoas que estão passando por um momento delicado. Contém ainda, Mitos e Verdades; Como identificar; Como ajudar e Onde procurar ajuda.

“O conteúdo aplicado foi para nos ajudar e saber ajudar as pessoas que tem um perfil depressivo ao nosso redor. Não existe uma regra para identificar pessoas com depressão no nosso dia a dia, porém com o conteúdo, aprendemos sobre alguns sinais que geralmente essas pessoas dão e que fica mais fácil de nós ajudarmos elas. A vida é importante e devemos ajudar a todos que pensam ao contrário disso pois viver é bom”.  Ana Kelly Pereira de Moura, 18 anos, Módulo Cidadania 5ªfeira Vespertino

 

Abaixo também, o depoimento do Educador Robert Trajano Araújo, que preparou a Semana Complementar desse mês:

“A vida é tão linda e eu não entendo o motivo de você pensar em desistir”, “Pare de pensar em se matar, é besteira”, “Veja o lado positivo das coisas, e não seja idiota”, são frases comuns que aparentam ajudar a pessoa afetada psicologicamente, mas na verdade julgam e atrapalham. Usar essas frases comuns, é colocar os problemas de quem sofre depressão como algo superficial e sem sentido. É menosprezar um problema que simplesmente não acontece com você. E se você realmente quer ajudar, é preciso conhecer mais sobre o tema, para que não trate essa doença psicológica como uma simples tristeza.

Por ser um assunto tão delicado e complexo, escolhemos muito bem todos os arquivos que colocaríamos à disposição dos Aprendizes, para que os mesmos, pudessem ler e compreender tudo que lhes seria apresentado da forma mais simples e nítida possível.

O resultado foi incrível. Conseguimos acessar histórias pessoais que jamais saberíamos ou conheceríamos se não abordássemos esse tema de forma tão clara. E o mais legal é saber que todas as histórias escritas de suas vivências, terão uma escuta qualificada, onde daremos o nosso total apoio a todos os nossos Jovens de Dom Bosco que estão passando por essa situação difícil.

É muito gratificante estar numa Instituição com Educadores qualificados que percebem a seriedade do assunto depressão, e que conseguem além de entender, ajudar quem está passando por essa situação. E esse resultado da Semana Complementar só foi possível porque houve um trabalho em Equipe, mas ressaltamos aqui a dedicação especial da Educadora Jakeline Cristine que realizou a escuta qualificada, com o apoio da Supervisora de Aprendizagem, Vanessa Rodrigues, que auxiliou nas formas de abordagem, para que fosse possível “entrar no coração dos nossos jovens” e deixar essa “sementinha de conhecimento”, esperança e fé. Que eles também possam ajudar alguma pessoa querida que esteja passando por essa situação”.