HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

O Sistema Preventivo de Dom Bosco, um estilo de educação
O Sistema Preventivo de Dom Bosco, um estilo de educação

O sistema educativo de Dom Bosco não constitui exatamente um sistema, no sentido de tratado científico. É genuinamente um estilo de educação, um tipo particular de ação educativo-pastoral, uma espiritualidade vivida na ação. Possui consistência orgânica, convicções e conteúdos precisos, atitudes, estruturas, metodologia e forma próprias.

Trata-se de uma experiência vivida pelo Santo educador com os jovens de seu tempo e que depois se espalhou por toda a Terra, por 128 nações, do gelo da Sibéria e da Terra do Fogo ao calor da Floresta Amazônica. Hoje ela procura a estrada da inculturação em tantas etnias e culturas diversas, mas conservando sempre o mesmo estilo “salesiano” de ser.

Não se trata mais de “fazer como Dom Bosco fazia”. Imitando o sentido de realidade que animava o educador piemontês, trata-se de analisar em profundidade as situações existentes e “agir como Dom Bosco agiria hoje”.

A preventividade, no entender de Dom Bosco, não pode ser concebida como simples proteção ou defesa exterior do educando. Seu verdadeiro sentido é positivo. O Sistema Preventivo, desde o ponto de vista etimológico, revela-se muito rico de conteúdo: o sentido de “chegar com antecedência”.

Esta chegada não remete somente à tomada de iniciativa do encontro, como quem diz: dar os primeiros passos na direção do outro, na sua busca, com tudo o que esconde de interesse, de confiança no outro, de amor por ele. Sublinha também a preparação do encontro, a superação dos obstáculos que se lhe opõem, o aplainamento das dificuldades que rodeiam, vontade de realização e de êxito. Implica a aceitação do educando como ele é. Estabelece com ele uma relação dialógica, que possibilita o seu crescimento a partir de dentro. Ajuda-o a construir sua parcela de liberdade, no processo de abertura para a responsabilidade comunitária e religiosa.

Nesse sentido, o sistema educativo de Dom Bosco é uma espiritualidade. Realiza de maneira própria a tarefa de todo crente: abrir-se em comunidade ao outro e, em última instância, ao Transcendente.

(Livro: Não basta amar... A Pedagogia de Dom Bosco em Seus Escritos, p.p. 31 e 32)