HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

CESAM/GO: Comissão do Inculturarte participa da elaboração da Semana Complementar - Remota
CESAM/GO: Comissão do Inculturarte participa da elaboração da Semana Complementar - Remota

No dia 09 de novembro foi realizado reunião da Comissão do Inculturarte, com objetivo de pensar a Semana Complementar Remota, a partir do trabalho desenvolvido com o Programa Inculturarte, que trata de abordar a Cultura Afro Brasileira aos Aprendizes e Jovens do Programa de Aprendizagem Socioprofissional. O programa incentiva na busca de sua identidade social, cultural e racial, e na garantia de seus direitos sociais conquistados, através da atuação da política pública de Promoção da Igualdade Racial que visa a redução das desigualdades sociais. Portanto, o mês de novembro, é dedicado ao Mês da Consciência Negra.

Partindo deste entendimento, entre os dias 16 a 20 de novembro, será discutido o tema Identidade Racial: um caminho para o combate ao Racismo e Promoção da Igualdade, com a finalidade de apontar o contexto da construção social-histórica, levando a conscientizar da importância de assumir sua identidade. Além disso, correlacionar o tema, as situações de Racismo, que estão evidenciadas no cotidiano da população afrodescendente.

Depoimento:

Me chamo: Frank Daniel, tenho 20 anos e sou membro da Comissão do Inculturarte. Ao receber o convite do Educador: Cleyton, não puder recusar, pois o mesmo é um espelho de ser humano (humilde, educado e semeador da palavra). O preconceito é algo muito dolorido para quem já vivenciou, eu como jovem negro, enfrento essa “desigualdade racial” todos os dias, mas eu colho frutos de quem não consegue aceitar um negro em um bom emprego, em uma universidade, e eu sou exemplo disso, estou graduando em Gestão em Recursos Humanos, trabalho em uma empresa que é referência em aprendizagem para menores aprendizes e que valoriza e respeita a diversidade racial.