HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

CESAM/GO: índice de efetivação dos Aprendizes durante a Pandemia é destaque!
CESAM/GO: índice de efetivação dos Aprendizes durante a Pandemia é destaque!

O mundo inteiro tem sentido os impactos que a Pandemia da COVID-19 tem causado em todos as áreas, na Educação, na Saúde e no mundo do Trabalho.

O CESAM/GO, assim como outras instituições que ofertam o Programa de Aprendizagem, tem como público Adolescentes e Jovens, todavia, são os primeiros a sofrerem as dificuldades da oportunidade profissional nos momentos de crise financeira ou social que envolva o mercado de trabalho.

Dede o início dos decretos estaduais e municipais e das orientações dos órgãos de saúde, o CESAM/GO atende as determinações com rigor, zelando pela saúde do público atendido e dos seus colaboradores.

Mesmo diante dessa realidade, continuou ofertando o Programa de Aprendizagem Remota e a Aprendizagem Impressa, entregue nas residências, aos Adolescentes e Jovens que não possuem acesso à internet, com o objetivo de garantir a continuidade do Programa, da qualificação socioprofissional e da ascensão destes, no mercado de trabalho.

Para atender a nova realidade, o CESAM/GO precisou adequar processos administrativos e pedagógicos e também a rotina institucional, porém preservou de forma fidedigna a qualidade do trabalho desenvolvido, focando na motivação da Equipe de Colaboradores; na qualidade e agilidade dos atendimentos às Empresas e destinatários do Programa; na inovação dos processos e interação virtual; nos acompanhamentos sistemáticos do tripé: Empresa/Escola/Família e na Formação Teórica.

Um fato importante e estimulante para toda a Equipe, mesmo nesse contexto de pandemia, foi presenciar a efetivação de 35 Aprendizes nas Empresas onde realizavam a Formação Prática do Programa de Aprendizagem.

Para a Supervisora do Programa de Aprendizagem, Vanessa dos Santos Silva Rodrigues: “Esses dados só comprovam que, quando uma instituição tem compromisso com a missão que realiza e com o público que atende, o momento de crise não é encarado como um fator de obstáculo, mas como um momento de ressignificar o que se faz e dar sentido a tudo que se aprende, enquanto passa por ela. A Juventude tem muito potencial e quando isso é valorizado e estimulado, desenvolve-se as competências e habilidades necessárias para sua ascensão profissional e o mercado de trabalho está carente disso, então quando as empresas identificam esse jovem com tanto potencial e vontade de crescer e buscando se desenvolver, não perde a oportunidade de inserí-lo em sua equipe de efetivados. Para nós do CESAM/GO é uma alegria contagiante, a cada contratação ou efetivação que acontece. A sensação que sentimos não tem preço! ”

E a Aprendiz Iza Gabriella Lopes Ciqueira - 17 anos (efetivada na Empresa Jardins Madri), nos deixou a seguinte mensagem: “Venho agradecer o CESAM por ter me dado essa oportunidade de poder abrir as portas para o meu primeiro emprego, essa foi a minha primeira experiência profissional e por esse motivo me dediquei bastante as responsabilidades que foram passadas para mim, e tudo isso foi graças a oportunidade que o CESAM me proporcionou. O curso que o CESAM passa para os Aprendizes, de início, é fundamental para poder saber nossos direitos e os comportamentos que devemos ter na vida profissional. Agradeço, também, aos Educadores Danielle e Cleyton que sempre que eu precisava, estavam ali me ajudando em todas as coisas e a todos da equipe CESAM). ”

Que Dom Bosco nos ilumine sempre nessa missão encantadora!