HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Educador do CESAM/GO conquista Bolsa de Iniciação Científica em Universidade Federal
Educador do CESAM/GO conquista Bolsa de Iniciação Científica em Universidade Federal

Cleyton Ferreira de Souza, que  é Educador do CESAM /GO e acadêmico do Curso de Biologia pela Universidade Federal de Goiás, recentemente tornou-se bolsista  do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

De longe, a história de Cleyton com a Universidade Federal de Goiás não acabaria com a conclusão da sua Graduação. Aprovado através de vestibular direto nesta Universidade com bolsa integral para o curso de Biologia, o educador provou que veio para ficar: conseguiu mais uma bolsa, desta vez dentro do PIBIC,  continuando assim,  sua carreira de estudos e sucesso agora enquanto pesquisador.

O PIBIC é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos nas mais diversas áreas de conhecimento através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa.

As cotas são concedidas anualmente como forma de incentivo à formação de novos pesquisadores.

Vale ressaltar, que o PIBIC apoia a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Logo, os candidatos   devem apresentar bom desempenho ao longo da jornada acadêmica, além de ficar de olho nos editais de lançamento das vagas do seu interesse dentro do Programa.

Para Cleyton Ferreira de Souza: “as bolsas de incentivo à Iniciação na Pesquisa Científica, legitimam o papel social da Educação e da Ciência. Porque proporcionam aos estudantes do curso de graduação, a possibilidade de construir e contribuir com o conhecimento em diversas áreas, tornando-os atores e autores do processo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que favorecerão a sociedade nos mais diversos sentidos, tais como: econômico, político, educacional, cultural, tecnológico etc.

Destaco aqui, a importância de que nós, alunos egressos de escolas públicas, tenhamos primeiramente o conhecimento de todos os recursos disponíveis para o nosso acesso à Educação Superior Pública, que é nossa por direito, bem como às bolsas de Pesquisa e Extensão que consolidará nosso êxito profissional, proporcionando-nos subsídios necessários para as nossas realizações pessoais e por conseguinte, poderemos realizar um dos maiores anseios de todo cidadão de bem: transformar o mundo, ainda que seja possível somente ao seu redor.”

Abraham Lincol – advogado antiescravagista e um dos mais importantes presidentes da história dos Estados Unidos da América, nos deixou a célebre frase: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.

Com esta citação, parabenizamos ao Educador Cleyton Ferreira de Souza por mais essa merecida e honrosa conquista, decisiva para a construção de um futuro promissor,  ao passo que encorajamos aos jovens em idade e espírito a não desistirem de sonhar e de dar passos concretos para a realização desses sonhos.