HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Inclusão Digital na Aprendizagem Profissional
Inclusão Digital na Aprendizagem Profissional

A Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, com o avanço da tecnologia o mundo digital foi tomando conta do cenário mundial. Durante o ano de 2020 observamos como foi necessário se incluir no mundo digital, nas escolas aulas passaram a ser ministradas remotamente, e no mercado de trabalho o home office se tornou essencial para o funcionamento de várias empresas. 

A COVID-19 fez com que essas atividades se tornassem essenciais, sabemos que no Brasil grande parte da população é excluída da era digital. Nesse contexto, a educação é uma importante ferramenta aliada à Inclusão Digital. Isso porque ela trabalha com a construção do conhecimento e ao mesmo tempo que envolve diversos atores sociais. 

 

CESAM/GO muitas vezes é a porta para o primeiro contato do Jovens com o mundo digital, o educador Cleyton Ferreira diz que “para muitos, o contato com o computador no laboratório do CESAM é singular, haja vista que a maioria não possui um PC em sua residência ou escola. A inabitualidade antecedente e a frequência proporcionada nas aulas do curso, traz consigo um mundo de novas experiências e descobertas”. 

O Educador Leonardo Veríssimo completa dizendo que “a Metodologia de Ensino utilizada na Inclusão Digital, estimulamos diversas formas de emissão de informação para os jovens, criando atividades mais dinâmicas”, a Inclusão Digital ainda traz algo a mais, que é “ o empoderamento e educação ao longo da vida. Estamos em constante mudança, isso é claro, ainda mais agora em uma época tão isolada. Grande parte da população está trabalhando em Home Office, o que mostra a importância de começar a pensar no futuro de forma profissional, a maioria das empresas hoje em dia exige um domínio básico de Informática, Excel, Word e PowerPoint, pacote Office em geral”

As atividades realizadas pela equipe de Inclusão Digital do CESAM/GO se mostrou de suma importância para os Aprendizes, o Educador Cleyton resume da seguinte maneira “percebo em muitos dos Aprendizes, que eles se sentem como alguém que tirou a carteira de motorista recentemente e está dando as primeiras voltas em seu automóvel. Isto porque, alguns manejam muito bem, com desenvoltura e segurança. Outros um pouco inseguros e nervosos, vão com calma e sem muita velocidade. Mas todos saem por aí, fazendo e aprendendo durante o curso de formação profissional”

Nunca foi tão importante compreender a linguagem digital como hoje, o mercado de trabalho exige cada vez mais a necessidade de profissionais que sejam habituados com as plataformas digitais. A Aprendizagem Profissional vem se mostrando efetiva, e construindo um ambiente de democratização do conhecimento, o CESAM proporciona aos Adolescentes e Jovens uma plataforma de entrada para o mundo digital, para que possam agregar conhecimento a sua vida e carreira profissional.