HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Dom Bosco e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora
Dom Bosco e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora

1 - Santo repleto de Deus, Dom Bosco é contemporaneamente santo pleno de Maria. Com efeito, toda a sua vida, depois de Deus e na dependência de Deus, gira em torno da Virgem. Antes do sonho dos 9 anos, Maria constitui já uma presença viva na sua existência, por mérito de sua santa mãe terrena, Margarida: "Meu filho, quando vieste ao mundo, eu te consagrei à Bem-aventurada Virgem Maria". 

 

2 - Dom Bosco foi aos poucos percebendo com maior nitidez a iniciativa de Deus na sua vida de fundador dos salesianos, mas teve também a certeza de ser em tudo conduzido e guiado pela mão de Maria: "Maria é a mãe e a fundadora de toda a Congregação Salesiana".

 

3 - Mãe, Imaculada, Auxiliadora: é essa a Nossa Senhora que Dom Bosco coloca no vértice da sua pedagogia e da sua ação sacerdotal, apostólica e missionária. Dom Bosco sempre se voltava à Maria  com familiaridade e confiança próprias de um filho para com sua mãe. Quando beijava a medalha ou uma imagem da Virgem, quem o observasse podia ter a impressão de que beijava uma pessoa viva.

 

4 - Dizia Dom Bosco: "Diante de Deus declaro: Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteção."