HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

“Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Ouça, proteja e denuncie”.
CESAM/GO: realiza Semana Complementar em alusão ao 18 de Maio

Entre os dias 17 a 20 de maio foi realizado mais uma Semana Complementar, e dessa vez o tema foi: “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Ouça, proteja e denuncie”

A presente formação teve o objetivo de promover e ampliar o conhecimento dos Aprendizes sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes, e contou com o apoio da Rede Integrada de Articulação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Goiás (18 de maio), e do CREAS Centro-Sul

Conforme descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que menciona a necessidade do Enfrentamento a violência e maus-tratos contra Crianças e Adolescentes, em seus respectivos artigos (4º, 18º e 70º), com destaque ao 18º, refere-se: É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. 

Com o atual contexto da Pandemia do COVID-19, o número de casos de exploração sexual de crianças e adolescente tem aumentado, muitas vezes por estar convivendo com seu agressor. Pois tal realidade, as submete a permanecer em distanciamento e isolamento social, e ficam ausentes dos espaços de proteção, como as Creche e Escola. 

Os Aprendizes também foram orientados da importância da atuação e compromisso da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes, composta por diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). 

Sabryna Murielly de Sousa Silva, Aprendiz no módulo de Inclusão Digital, ressaltou a importância da discussão sobre essa temática: “trabalhar com esse assunto ainda é um tabu nos dias de hoje, mas acho que devemos prezar por ensinar as crianças e adolescentes a identificar formas de violências, para se abrirem com os adultos de confiança. Acho que é necessário falarmos sobre esse assunto”.