HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

.
CESAM/GO: Inculturarte realiza Formação Continuada

No dia 16 de julho aconteceu a Formação Continuada do Programa de Inculturação Salesiana, intitulado Inculturarte, o qual foi conduzido pela sua respectiva Comissão e que tratou de discutir sobre o tema: Ano Internacional do Afrodescendente, proferido, pelo palestrante, o Superintendente de Igualdade Racial Professor Domingos Barbosa, membro da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.

 

A presente formação teve o objetivo de reforçar a importância do tema com o “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, o qual foi proclamado na Assembleia Geral das Nações Unidas no período de 2015 a 2024, como a Década Internacional de Afrodescendentes. Seu objetivo principal é promover o respeito, a proteção e a realização de todos direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É sobretudo, despertar nos Educadores, a necessidade de discutir a realidade social, econômica, cultural das comunidades afrodescendentes, sobretudo no Combate ao Racismo Estrutural.

 

Depoimento: “Em tempos de reivindicações sociais intensas é importante ter espaço para o debate de temáticas tão relevantes. O racismo é um tema que não pode ser discutido apenas no ambiente familiar, ele tem que estar envolvido em nosso cotidiano, através das falas, leis, estudos, sobre tudo do nosso conhecimento teórico e empírico. A participação do Professor Dumas nos traz a importância de como produzir e reproduzir conhecimento sobre essa temática, de maneira que faça sentido e que se crie um desejo de conhecimento para aprender e se reconhecer como pessoa”. (Abner Silva)