HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Aprendiz do Módulo de Integração faz atividade sobre a importância da comunicação no Ambiente Empresarial
Aprendiz do Módulo de Integração faz atividade sobre a importância da comunicação no Ambiente Empresarial

CESAM/GO, no módulo de Integração, desenvolve atividades voltadas à percepção dos Adolescentes e Jovens atendidos sobre a importância da Comunicação Oral e Escrita no âmbito pessoal e profissional de suas vidas. Nesse intuito, uma das atividades desempenhadas por esses Aprendizes é a produção de um texto dissertativo sobre o tema "A importância de se comunicar bem no ambiente empresarial". 

Texto - Michelle Tereza Barbosa, Aprendiz. 

A comunicação é essencial para qualquer indivíduo. Expressar pensamentos, sentimentos, desejos e qualquer outra mensagem que o locutor queira passar. É o que tem o poder de impulsionar ou destruir uma pessoa. Ter a habilidade de acessar informações e motivar a equipe de maneira natural, apenas com o que é dito e dependendo do objetivo, o emissor consegue otimizá-la utilizando de meios como linguagem verbal e não verbal, para que se complementem.

Ser compreendido em um ambiente empresarial é de extrema importância, esclarecer ideias, posicionamentos e manter uma boa relação interpessoal com os colegas, supervisores, chefes e a sociedade como um todo. A comunicação é capaz de te abrir portas como uma promoção. Ser influente e liderar naturalmente uma pessoa, um grupo ou uma equipe. Mesmo que sejam de diferentes setores e cada um se comunique à sua a maneira. Saber se adaptar é uma habilidade necessária, pois não adianta saber se comunicar bem apenas com um grupo de pessoas. 

Mas ser um bom comunicador não é somente falar bem. É saber ouvir, aceitar feedbacks, estar sempre atento as pessoas ao seu redor, no que elas pensam, sentem, e mantendo a postura diante de cada um dos cenários. Ser receptivo e também ser direto quando precisar ser, se atentar ao tom da voz, postura, e olhar nos olhos. Esses cuidados demonstram empatia, interesse e segurança ao receptor. Falar sorrindo, transmitir entusiasmo e gesticular bem com as mãos reforçam isso. Jamais falar de braços cruzados, checar celular durante uma conversa ou demonstrar sono, isso deve ser evitado a todo custo, pois tem efeito contrário. 

Nascer se comunicando bem é possível sim, mas até para os que nasceram e se comunicam naturalmente bem, é necessário treinamento para aperfeiçoar. A comunicação é como se fosse um músculo que precisa ser treinado para se fortalecer e desempenhar com assertividade suas tarefas. Portanto treinar, estudar e se dedicar é tão importante. Se filmar, assistir, identificar pontos que você julgue válido melhorar é uma dica que geralmente funciona. Se apresentar para a família, amigos, espelho e até travesseiros podem ajudar a "lapidar". 

Concluindo, se aperfeiçoar através de estudo e treino para se comunicar bem vai ser de grande valia para sua vida profissional, mas também pessoal. As pessoas acabam admirando e prestando mais atenção em pessoas que conseguem expressar bem como se sentem e pensam. Se tornar um grande comunicador é questão de treino.