HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Aprendiz do Modulo de Integração faz Atividade Sobre a Importância da Comunicação no Ambiente Empresarial
Aprendiz do Modulo de Integração faz Atividade Sobre a Importância da Comunicação no Ambiente Empresarial

CESAM/GO, no módulo de Integração, desenvolve atividades voltadas à percepção dos Adolescentes e Jovens atendidos sobre a importância da Comunicação Oral e Escrita no âmbito pessoal e profissional de suas vidas. Nesse intuito, uma das atividades desempenhadas por esses Aprendizes é a produção de um texto dissertativo sobre o tema "A importância de se comunicar bem no ambiente empresarial"

 

Texto - João Victor Alves Gonçalves, Aprendiz

No famoso desenho “A turma da Mônica”, um dos personagens, conhecido como cebolinha, constantemente troca a letra “R” por “L”, o que proporciona ao público consumidor da animação gargalhadas em momentos diversos. A situação é sempre engraçada, mas por produzir ruídos na mensagem para quem a recebe, cebolinha está quase sempre em problemas, tentando deixar claro o que tentou dizer. Longe das “telinhas”, situações semelhantes à da personagem são comuns na vida de milhares de pessoas, seja por um uso incorreto de palavras, seja pelo ruído sonoro do ambiente em que as pessoas se comunicam, entre outros diversos casos possíveis. Esse tipo de situação acarreta ainda mais problemas no ambiente de trabalho, o que pode desencadear inúmeros problemas. 

Primeiramente, cabe ressaltar a importância de se manter uma saudável comunicação em todas áreas da vida, seja no âmbito social ou laboral, para uma melhor relação entre emissor e receptor. Prosseguindo, utilizando o ambiente de trabalho como recorte para fazer essa observação, destaca-se a comunicação, seja ela escrita ou oral, como processo responsável por manter a relação entre os empregados estável e sólida, o que possibilita a transmissão de informações cruciais. Manter a estabilidade da mensagem durante todo o processo de comunicação é o que garante a efetividade da transmissão de informações entre os elementos que a compõem. 

Entretanto, ruídos na mensagem podem aparecer e mudar completamente o objetivo inicial no qual o emissor construiu a mensagem. Tais elementos são indesejáveis já que prejudicam o entendimento das informações entre os envolvidos durante o processo de comunicação. Esses erros podem ser provocados por diferentes fontes como por exemplo: Um ambiente conturbado, no qual há diversos barulhos; Na maneira como transmite a informação, sempre deixando claro que o código usado é o mesmo entre emissor e o receptor; No momento em que se passa as informações, já que podem ser passíveis de infortúnios, como a falta de atenção no momento da mensagem ser recebida. 

Visto tais idiossincrasias, é de extrema importância que os elementos responsáveis pelo compartilhamento de mensagens durante o processo de comunicação estejam disponíveis em sua totalidade para a efetividade de transmissão da mensagem. Portanto, é necessário manter o foco durante o processo, e estar constantemente treinando as ferramentas e o canal onde se passa as informações. Só tendo máxima atenção e entendimento do processo que será possível revertermos as situações que cebolinha constantemente se encontra, para que cenários semelhantes não ocorram e não nos causem ainda mais problemas.