Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, encerrando as atividades na modalidade Home Office, o CESAM/GO, realizou formação continuada com toda a equipe, o tema da formação foi: “O Papel do Educador Social”.
A formação foi ministrada pelo Professor Guilherme Cechelero, educador, cientista social, especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e especialista em Programação Neurolinguistica.
A formação teve o objetivo de refletir sobre o papel do Educador Social, na perspectiva do público atendido pelo CESAM (Adolescentes e Jovens), considerando sua realidade e etapas do seu desenvolvimento humano. O momento trouxe diversas reflexões acerca do processo educativo e da relação educador-educando, entre muitas, destacamos a proteção como princípio do Educador Social, o envolvimento com o processo de desenvolvimento humano dos educandos (físico, psicológico e moral), a disciplina e também a prática do Educador Social em diversas situações.
Além da Equipe do CESAM/GO, participaram deste momento, a Analista de Projetos Sociais Pleno, Tatiana Falconi Fontoura Diniz, Centro Inspetorial, educadores do CESAM/DF, do CESAM/MG, além da Analista de Aprendizagem, Ação Social e Educação, Andressa de Oliveira Lima, que ressaltou: “Esta capacitação possibilitou refletirmos sobre o nosso papel social enquanto educadores, pois desenvolver uma educação alinhada a ferramentas como ética e valores não é tarefa fácil, principalmente quando nos deparamos com uma diversidade de situações dentro dos ambientes de formação. Ensinar não é um ato neutro, sobre essa questão, afirma-nos Cortella: “os processos pedagógicos também não são neutros, estando emersos no tecido social e tendo, ainda, a tarefa de elaborar o indispensável amálgama para a vida coletiva, sendo conservadores e inovadores; é como tal que esses processos devem ser enfocados e compreendidos”. (CORTELLA, 2008, p. 42).”
A Educadora do Módulo Cidadania do CESAM/GO, Liss Crisciny, expressou sua satisfação com a formação dizendo: “Gostaria de começar minha fala agradecendo. Guilherme propiciou a todos os participantes, uma oportunidade de crescimento ímpar, ao esclarecer o papel do Educador social, enquanto inspirador e responsável por tocar com respeito na vida dos Educandos para além da tarefa de compartilhar os conteúdos de grade curricular. Que tenhamos a ousadia de perseverar na missão com louvor. Obrigada ao CESAM Goiás por esta oportunidade.”
Diante de tantas reflexões provocadas pelo professor Guilherme, destacamos algumas afirmações importantes:
- o Educador Social precisa ter como princípio, a proteção do Adolescente;
- o Educador Social precisa ser inspiração e para inspirar precisa ter congruência;
- o Educador Social precisa se envolver no processo de desenvolvimento do educando;
- o Educador social precisa ter o ato de educar, como um Projeto de Vida, não apenas como profissão.