HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Discussões sobre Prevenção ao Adoecimento Psicológico e a Prevenção a Vida no Trânsito.
CESAM-GO realiza semana complementar com discussões sobre Prevenção ao Adoecimento Psicológico e a Prevenção a Vida no Trânsito

Entre os dias 16 a 19 de setembro, aconteceu a Semana Complementar, com a presença de mais de seiscentos Adolescentes e Jovens. Os temas escolhidos, vêm de encontro, a necessidade de dialogar sobre Setembro Amarelo, com temáticas de imprescindível relevância para a comunidade juvenil. Para estas formações, contamos com a presença de convidados que participarem das rodas de conversas conduzidas por Educadores.  Pensando na perspectiva de vida, #NósAcreditamosnaVida, #FalaréaMelhorSolução, #PedirAjudaéaMelhorSolução. Para contribuir neste momento de troca de vivências, tivemos a presença das psicólogas, Maria do Carmo, Flávia Gonçalves, Taisa Cristina e a colaboradora Viviane Coutinho que juntas, buscaram focar com os Aprendizes a importância da valorização da vida, e contrapor a desconstrução dos mitos, levando-os a refletir sobre a diferenciação da manipulação da realidade através das redes sociais e quais os comportamentos que devem estar atentos como sinais de adoecimento. Despertando neles, a necessidade de gerar gentileza, como mecanismo de cuidado com o próximo, através da escuta atenciosa aos amigos, colegas e familiares.

Também, na mesma perspectiva de vida, somaram as rodas de conversa, os Agentes de Trânsito do município de Senador Canedo, André Rocha e Pedro Henrique dos Santos, e a Diretora do Departamento de Educação para o Trânsito de Trindade, Rosângela de Souza. Juntos, eles buscaram compartilhar com os presentes a importância do cuidado e da saúde emocional no trânsito e o quanto este estado influência na redução de dados estatísticos de acidentes. Além disso, eles puderam orientar e enfatizar a importância da formação para os novos condutores de veículos.

Depoimentos:

“Participar da Semana Complementar foi um grande aprendizado. Perceber nos jovens aprendizes a abertura para um diálogo sobre um tema tão importante como a prevenção ao suicídio nós dá a esperança de um futuro melhor. Pois eles demonstraram estar dispostos a ajudar uns aos outros, a enxergar as coisas boas da vida e ser mais empáticos com a dor do outro.

Viviane Coutinho - Colaboradora

“Em relação ao tema, eu acho de uma enorme importância. Por que muitas vezes este tema é ignorado e não damos a atenção que ele merece. A palestra nós aproximou e fez com quem pudéssemos prestar mais atenção no outro sente, e isso é muito importante. Afinal não temos esse tipo de atitude com frequência, na verdade raramente temos, e quando temos não sabemos agir direito. Agora a explicação ficou mais clara.' 

Christofer Coutrim dos Santos - Aprendiz