HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Projeto Maleta Juventudes.
CESAM-GO realiza atividades do Projeto Maleta Juventudes.

A parceria do CESAM-GO com o Canal Futura e o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) iniciou-se em setembro de 2018 com o treinamento feito por monitores do projeto para as instituições contempladas. Desde então, diversas atividades foram realizadas utilizando os materiais dispostos. A Maleta consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do Futura, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites. Somam-se ao audiovisual: material impresso inédito; material temático de instituições parceiras; produtos lúdicos e educativos. No ano de 2019, 10 atividades abordando diversos temas, entre eles: Tecendo os laços entre saúde, autonomia e cidadania: Decidir o melhor para si e agir pela saúde de todos; Entre o sonho e a realidade: juventude, escolha e inserção profissional; Educação para a saúde sexual, Direitos Sexuais e Reprodutividade, Relação de Gênero; Das diferenças às desigualdades: discriminação e preconceito. No mês de outubro, aconteceram duas atividades que foram conduzidas pela instrutora do Programa de Aprendizagem Liss Crisciny Miranda Barros. A primeira aconteceu no dia 30 do referente mês, que abordou o tema: Preservação do Equilíbrio do Meio Ambiente, os aprendizes assistiram o longa documentário 'Rio Doce, histórias de uma tragédia'. Este documentário salienta detalhes de como o desastre da barragem da Samarco, na cidade de Mariana (MG), afetou a vida das pessoas por toda a extensão do Rio Doce, causando uma série de tragédias ao longo de 500 quilômetros. Após a reprodução do documentário, as atividades foram divididas em 2 partes: debate sistematizado com os aprendizes e expressão individual dos sentimentos deixados pelo documentário.

“É admirável a capacidade crítica da juventude no que diz respeito aos problemas enfrentados pela sociedade. Durante a exposição o longa, os aprendizes comentavam e surpreendiam-se com os detalhes do desastre que acometeu o Rio Doce e os moradores ribeirinhos. Puderam ouvir a versão de moradores de longa data das cidades afetadas o que, sem dúvidas algumas abriu um leque de impressões em cada um deles”, afirma a Educadora Liss Miranda.

Para o aprendiz Luis Augusto da Silva Maia: “Documentários como esse, que mostram as realidades das coisas, são interessantes porque nos fazem pensar além do que vemos nos jornais, por exemplo. É bom ver o lado de quem mora no lugar que aconteceu a tragédia, complementa”.

Mas, o momento ápice do encontro foi o momento em que os aprendizes foram direcionados a expressar no papel os sentimentos vivenciados durante a reprodução do documentário: “Brasil, vamos sorrir para os nossos mortos, chorar por todos os que vivem e orar por dias melhores” - frase triste e com uma ponta de esperança deixada pelo aprendiz Lucas Mateus Pimentel.

A segunda atividade do projeto realizada ocorreu no último dia 31. Nesta, os aprendizes foram entusiasmados a assistirem o episódio da série Pense Grande: Infopreta que retrata a história de Buh D’Angelo: jovem, negra e moradora da periferia de São Paulo, não tinha oportunidades de trabalhar em sua área e, por isso, criou sua própria empresa: a InfoPreta, uma iniciativa transformadora. Após assistirem o documentário, a educadora orientou um debate sistematizado com os aprendizes sobre o tema: Os desafios do empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Educadora Liss Miranda: “É maravilhoso ver o quanto histórias de vida são capazes de influenciar a vida e escolhas dos nossos aprendizes. Em 02 encontros do módulo Cidadania carga horária de 06h tratamos do tema Empreendedorismo, mas histórias reais como essa da Infopreta, certamente, os tocam e inspiram com veemência”.

Para a aprendiz Milena Camargo: “Ainda é difícil para jovens pobres e negros conseguirem ser alguém na vida no nosso país. Porém, casos como esse da Infopreta nos mostram que ainda que difícil, é possível sim conseguir realizar os nossos sonhos. Basta querer”.

 

(Matéria: Vanessa Rodrigues)