HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Palestras sobre Empreendedorismo em Parceria com SEBRAE.
CESAM-GO realiza palestras sobre Empreendedorismo em parceria com SEBRAE.

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, o CESAM-GO realizou momento formativo sobre empreendedorismo em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) representado pelas consultoras Gabriella Bezerra e Denise Nery, em atendimento a abordagem do tema Empreendedorismo, que integra os conteúdos do módulo Cidadania do Programa de Aprendizagem. No primeiro momento, o assunto abordado foi Storytelling. O termo inglês trata-se da apropriação de técnicas narrativas para contar histórias de forma relevante e inesquecível. Neste, os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer como grandes contadores de história utilizaram seu talento para ascenderem profissional e pessoalmente. 

“A ideia foi trazer para os jovens uma abordagem diferente, na linguagem deles. Para isso, trajetória de personagens empreendedores como Walt Disney podem ajuda-los a compreender, como os mesmos contaram narrativas interessantes que assistimos no decorrer da nossa vida e como esses jovens podem ser protagonistas da própria história” - relata Gabriella.

No segundo tempo, tratou-se sobre Empreendedorismo em dois tempos. Para tanto, foi apresentado a história de um casal jovem para delinear características empreendedoras que devem nortear nossos empreendimentos. Denise diz que, “Empreendedorismo não é somente abrir o próprio negócio, precisamos ter comportamentos empreendedores para sermos bem-sucedidos enquanto família, na vida financeira, nos estudos”. A consultora disse que alguns frutos surgem instantaneamente ao compartilhar o fato ocorrido no final da atividade onde um dos aprendizes a abordou com o seguinte comentário: “Aqui, professora! Já que vocês falaram da importância de se manter uma rede de contatos, toma um cartão da loja do meu pai. Vai que precisa de algum móvel novo para a sua casa”, disse o jovem.

Segundo a aprendiz Ana Beatriz Ramos de Melo: “Esse tema é de extrema importância, não é um assunto que aprendemos na escola e ter a oportunidade de participar é muito bom. A linguagem utilizada facilitou o entendimento do público e isso ajudou bastante’’.

 

(Redação: Liss Crisciny)