HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

1ª Mostra de Cinema.
CESAM-GO realiza 1ª Mostra de Cinema em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro, aconteceu a Primeira Mostra de Cinema no CESAM-GO com o tema:  O mito da democracia racial. Em consonância com a temática Igualdade Étnico-racial, conteúdo este que integra os conteúdos ministrados no módulo Cidadania do Programa de Aprendizagem. A Mostra reproduziu filmes que abordaram assuntos referentes ao período de escravidão e suas consequências; a luta enfrentada para superar o racismo e o impacto cultural do povo africano na formação da cultura brasileira. Os aprendizes tiveram a oportunidade de escolher a de qual sessão participariam, entre as opções estavam seguintes obras cinematográficas selecionadas para a Mostra: Pantera Negra, Diamante de Sangue, 12 anos de escravidão, Race, Coache Carter, Histórias Cruzadas e Estrelas Além do Tempo. Após a reprodução dos filmes, foram realizados com os jovens e adolescentes debates direcionados sobre as temáticas pertinentes e um quiz sobre a cultura africana.

Segundo o Aprendiz Eddygar Ragydde, “O filme apresentado cumpriu com competência a tarefa de nos mostrar a cultura africana e de retratar a desigualdade racial, além de mostrar o medo de socialização vivenciado entre os povos de etnias e culturas diferentes. Mas, no final, mostrou também que é possível vivermos em harmonia”.

“Com a primeira mostra de cinema, a iniciativa da instituição é extremamente relevante pois, trazendo para a linguagem dos Aprendizes através dos filmes em exibição, foi possível um debate saudável e consciente sobre igualdade e combate ao preconceito. Iniciativas como essa, devem ser corriqueiras em todos os ambientes da nossa sociedade”. Relata o Educador Lucas Mesquita. 

Apresentar a arte como forma de celebrar esse dia, oferece aos aprendizes a oportunidade de ampliar horizontes e formar senso crítico. A arte nos confronta ao passo que “é a expressão dos mais profundos pensamentos de maneira simples” como bem disse Albert Einstein.

 

(Redação: Vanessa Rodrigues)