HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Grupo de Trabalho com Aprendizes.
CESAM-GO realiza Grupo de Trabalho com Aprendizes em Aprendizagem Prática na PUC-GO

No dia 20 de novembro, foi realizado junto a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o Grupo de Trabalho com Aprendizes (GTA) com o tema “A importância do meu trabalho para minha vida e minha família”. Planejado e executado pelo Analista Socioeducativo Leonardo Giordani (CESAM-GO), em parceria com a Psicólogas Flávia Gonçalves (Voluntária CESAM-GO) e Josette Tolentino (PUC-GO). O Grupo refletiu e discutiu a significação da família e seus papeis no processo de formação da identidade e projetos de vida; assim como, a realidade do mercado de trabalho e suas oportunidades. O Grupo de Trabalho com Aprendizes (GTA) é um projeto realizado pelo Acompanhamento Empresa do CESAM-GO, junto as empresas parceiras. O objetivo do projeto é fortalecer, por meio de práticas pedagógicas diversas, o desenvolvimento de seus Aprendizes, assim como, apoiar as empresas em possíveis dificuldades encontradas no processo de aprendizagem prática. O CESAM, junto ao DRH da PUC, realizou uma palestra dirigida pela psicóloga Flávia, voluntária de Instituição CESAM-GO. “Particularmente, achei muito importante os pontos citados pela psicóloga, me fez abrir mais os olhos sobre o que eu quero para o meu futuro, me fez entender a importância do meu trabalho para mim e para minha família, e a importância que tenho para o meu trabalho”. Jaíne Oliveira, Aprendiz CESAM-GO – PUC-GO.

“Avalio estes grupos de trabalho com os jovens Aprendizes de grande importância, por colocá-los a refletirem sobre suas atitudes e sentimentos frente à vida. Neste encontro, pode-se perceber o quanto eles se sentiram acolhidos e se identificaram com a fala da palestrante; o que os levam a reverem comportamentos inadequados e seu universo sociocultural. Alguns chegaram até a demonstrar seus sentimentos! Parabéns a todos os envolvidos nesta tarefa tão dignificante a árdua, porque não depende só de um, e sim, de um conjunto de fatores internos e externos da construção do SER no meio socioeducativo”. Josette Tolentino, Psicóloga Organizacional PUC-GO.

 

 

(Matéria: Leonardo Giordani)