HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Educadores do CESAM-GO particiantes da Formação Continuada.
CESAM-GO realiza 2ª Formação Continuada com o tema da Inclusão.

No dia 23 de novembro de 2019 foi realizado junto aos Educadores do CESAM-GO a Formação Continuada sobre TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade, mediada pelo também Educador e Psicopedagogo Leonardo Giordani. De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. É caracterizado por sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade. Sendo de suma importância a atenção para os casos que nos chegam, o devido acolhimento dos indivíduos nesta condição é fator crucial para reversão dos sintomas. O objetivo do CESAM-GO é fazer com que os Educadores tenham informação embasada, o que favorece a Instituição como meio acolhedor e de favorecimento da inclusão também na educação socioprofissional. De maneira didática, alegre e exemplificada, o formador aprofundou no tema da Inclusão e, especificamente, no TDAH e dificuldades de aprendizagem. Informações relevantes para a melhor compreensão do tema foram trabalhadas também, como: a diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos, algumas das principais características, a importância do reconhecimento da multidisciplinariedade integrada, o diagnóstico, tipos de intervenções e demais encaminhamentos.

"A Formação continuada com a temática sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, foi um momento muito enriquecedor para todos que atuam aqui no CESAM, pois além dos conceitos e das características apresentadas pelos indivíduos nesta condição, foram discutidas, metodologias de como lidar com os educandos diagnosticados com TDAH e outros transtornos semelhantes. Diante das discussões e da troca de experiências dos participantes, ficou visível os desafios e a necessidade de esclarecimento da sociedade em geral sobre o assunto. Com certeza é por meio de momentos como este que as políticas de inclusão vão ganhando espaço e os mitos e preconceitos com relação ao desenvolvimento e à aprendizagem das pessoas vão sendo rompidos." Vanessa dos Santos Silva Rodrigues - Supervisora do Programa Adolescente/Jovem Aprendiz.

A formação continuada agregou informações importantíssimas para o trabalho que realizamos nos espaços de convivência. Além de trazer conceitos sobre o TDAH, foi bastante interativa, trazendo exemplos de casos reais e de como precisamos nos posicionar enquanto educadores para auxiliar o educando.”  Priscilla Leonelina – Instrutora de Aprendizagem/Módulo de Integração.