HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

16 de Agosto – Aniversário de DOM BOSCO
16 de Agosto – Aniversário de DOM BOSCO

No dia 16 de agosto, Salesianos de todo o mundo irão celebrar os 205 anos de Dom Bosco, que foi o fundador da Congregação Salesiana. Nascido em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres, ficou órfão de pai aos 2 anos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida, criou os três filhos sozinha. Um dia, aos nove anos de idade, um misterioso sonho marcou a vida de João Bosco, e os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho.

Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou todo tipo de serviços, foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro, e nos tempos livres estudava música.

Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, ordenou-se sacerdote em 1841. Em Turim, fundou o Oratório de Dom Bosco, que deu início à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, mais tarde, à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Faleceu em 1888, aos 72 anos de idade, foi beatificado em 1929 e declarado santo em 1934. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.