HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Aprendizes e educadores do CESAM/GO reunidos para audiência pública.
Aprendizes do CESAM/GO participam de Audiência com o Prefeito de Goiânia

Nesta segunda-feira (09), os Aprendizes e educadores do CESAM/GO participaram de audiência pública com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o intuito foi o de debater o Projeto de Lei (PL) 529, que trata da possibilidade de contratação de aprendizes na administração pública, o PL já tramitou na Câmara Municipal e está em análise no Poder Executivo, entrou em pauta por solicitação do vereador Emilson Pereira, que foi a audiência acompanhado por jovens aprendizes do CESAM/GO.
Durante o encontro, que ocorreu no auditório do sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Iris Rezende se comprometeu em analisar com muito cuidado e responsabilidade o projeto. 'Tenho profundo respeito pelos jovens de Goiânia, sei que são os grandes agentes da transformação necessária em nossa sociedade”. O prefeito lembrou ainda que entende a importância do primeiro emprego. “Sempre trabalhei desde muito cedo e conheço as consequências da inexistência dele”, enfatizou.
Conforme prevê o PL, a administração pública institui o Projeto Jovem é o Futuro, que abrange o programa de aprendizagem e contratação de jovens aprendizes para atuarem na administração pública do município, estabelecendo um percentual variável de 3% a 10% e levando em consideração as finanças da prefeitura. “Elaboramos o projeto com muito cuidado e sabemos da atual situação financeira da Prefeitura de Goiânia, mas também temos conhecimento da sensibilidade do senhor, prefeito, com a juventude da nossa cidade”, pontuou o vereador Emilson.
De acordo com a juíza da Vara da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia, Stefane Fiúza, caso o PL seja sancionado pelo prefeito Iris Rezende, Goiânia será a segunda cidade do Estado de Goiás a contar com uma legislação especifica que trata do programa de aprendizagem aos jovens. “Prefeito, o projeto aprovado pela Câmara atende aos requisitos necessários para o ideal desenvolvimento social e profissional desses jovens estudantes e, por isso, contamos com o seu apoio na efetivação dessa lei no âmbito do município”, solicitou.

Já a gerente socioeducativa e pastoral do Centro Salesiano do Aprendiz CESAM/GO, Rosangela Cruz Ferreira, disse que saiu animada da audiência com o chefe do Executivo Municipal. “Senti firmeza nas palavras do nosso prefeito e sei que ele saberá amparar os inúmeros jovens da nossa Capital que precisam de apoio”, disse. A exemplo do estudante Igor Damasceno, que é atendido pelo o programa e gostaria de ver o atendimento ampliado.

fonte: CESAM/GO e prefeitura de Goiânia