HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

5 Dicas para Melhorar a Concentração nos Estudos
5 Dicas para Melhorar a Concentração nos Estudos

Estudar nem sempre é fácil, mas rotineiramente temos que realizar essa atividade. É natural sentir como se o nosso cérebro quisesse boicotar essa ação, várias atividades não essenciais do nosso dia são capazes de nos tirar o foco. E a solução para esse impasse está na organização e elaboração em estratégias para treinarmos o nosso cérebro. 

 

1. Leia, mas escreva também 

O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente. 

 

2. Escreva à mão 

Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem maior do que se ela estivesse digitando. 

 

3. Afaste interferências 

A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no modo silencioso aparelhos telefônicos, feche páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o material de estudo e concentre-se nele. 

 

4. Estude todos os dias no mesmo horário 

Estabelecer uma rotina e estudar todos os dias no mesmo horário contribui para tornar essa prática um hábito. Se perceber que o estudo não está sendo produtivo, tente encontrar outro período do dia e observe os resultados alcançados. 

Independentemente do horário no qual você vai estudar, lembre-se de que a qualidade do sono deve ser sempre uma prioridade. Portanto, evite dormir poucas horas por noite, porque isso prejudica a sua saúde e o seu desempenho. 

 

5. Disposição 

Inúmeros fatores contribuem para aumentar a nossa disposição, refletindo nos estudos. Sem ânimo, não temos vontade de começar a estudar ou de manter o foco. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, o que ajuda a fornecer energia necessária para enfrentar longos períodos de estudo. 

Adotar a prática de atividades físicas também é fundamental. Isso ajuda a manter o bem-estar e a disposição para realizar as tarefas diárias. Os exercícios não somente melhoram, como também contribuem para o desenvolvimento das capacidades intelectuais.