HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Semana Complementar
CESAM/GO: realiza Semana Complementar em alusão à Campanha de Combate ao Trabalho infantil e Promoção da Aprendizagem Profissional

Entre os dias 14 e 18 de junho o CESAM-GO realizou a Semana Complementar com o tema: “Campanha de Combate ao Trabalho infantil e Promoção da Aprendizagem Profissional - Criança não Trabalha, Criança APRENDE!”.  

Esse momento de aprendizagem teve como objetivo de promover a ampliação de conhecimentos dos Aprendizes sobre o Trabalho Infantil, bem como possibilitar o enfrentamento desse problema por meio da participação ativa dos Adolescentes e Jovens. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é aquele que acarreta perigo e/ou, de alguma forma, é prejudicial para a saúde e para o desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças, interferindo na sua escolarização. Vários são os motivos que causam o trabalho infantil, mas eles, de forma geral, se resumem a duas situações: situação familiar e/ou cenário externo. 

Seja qual for a motivação as consequências são sempre negativas, acarretando impactos educacionais, que vão desde a diminuição do rendimento escolar até a evasão; impactos físicos, ligados à fadiga, má formação, distúrbios do sono e outros; impactos psicológicos, como a redução da capacidade de se relacionar e aprender. 

Diante dessa situação, há grupos de Direitos Humanos que buscam fiscalizar e denunciar esse tipo de exploração. No entanto, para solucionar essas situações precisamos que toda a população se comprometa na busca pelo fortalecimento de políticas públicas que visem reduzir as desigualdades sociais. 

Frente a isso, e sendo a Aprendizagem Profissional um dos principais mecanismos de combate e erradicação do trabalho infantil, nada mais justo e necessário do que trazer esse tema para discussão junto aos Aprendizes, chamando-os a assumir um papel ativo na denúncia do trabalho infantil e na luta pela promoção da Aprendizagem Profissional. 

De acordo com a Aprendiz Ana Carolina Sestari, do Módulo Específico, o tema dessa Semana Complementar foi muito propício, pois “ainda há muita exploração infantil no Brasil que precisa ser combatido e para isso precisamos mostrar nosso ponto de vista sobre o assunto”. De maneira complementar, a Aprendiz Evenly Carolina de Souza Araújo, do Módulo Cidadania, disse que “o Trabalho Infantil é um problema muito sério a ser tratado, pois muitas crianças já sofreram ou sofrem por esse tipo de problema e muitas das vezes por falta de renda familiar. Todos nós devemos lutar contra a Exploração Infantil!”

O CESAM-GO, juntamente com toda Inspetoria São João Bosco (ISJB), tem o compromisso de trabalhar pela erradicação do trabalho infantil e pela promoção da Aprendizagem Profissional, e continuará na luta pela garantia dos Direitos das nossas Crianças e Adolescentes.