HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-GO...

Semana Complementar do CESAM-GO Aborda o Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro
Semana Complementar do CESAM-GO Aborda o Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro

A temática de extrema relevância trouxe reflexões a respeito do comportamento social brasileiro, em relação aos processos de racismo.

 

Todos os meses do ano, o CESAM/GO realiza a Semana Complementar onde a Formação Teórica volta-se a um tema específico, relevante para a sociedade e de forma especial para os adolescentes e jovens atendidos pela entidade. 

O tema selecionado para a Semana Complementar do mês de novembro de 2021, levou em consideração, a existência de todo processo de posturas etnocêntricas autoritárias (ideia de superioridade e dominação de determinado povo ou sociedade sobre outra/o) quais colocaram os indivíduos de origem africana em lugar de submissão/servidão em relação aos Europeus, intitulando-se: Almanaque Pedagógico afro-brasileiro

Os Aprendizes tiveram a oportunidade de participar deste momento e tocaram, ainda que de forma remota, na realidade dura enfrentada pelos Afrodescendentes no intuito de tornarem-se ainda mais conscientes da luta necessária no enfrentamento contra o racismo. 

Neste contexto, a comissão organizadora disponibilizou o Almanaque Pedagógico afro-brasileiro, através do qual os participantes inteiraram-se de temas tais como: A escola e a criança negra, princípios norteadores quanto ao trato da questão racial no cotidiano escolar, preconceito, educação etnocêntrica ou antirracista? 

Além dos temas supracitados, o Almanaque conta com anexos contendo jogos, brincadeiras e desafios. Vale ressaltar que todo esse trabalho realizado, reforça as ações promovidas pelo Incuturarte – Projeto desenvolvido pelo CESAM/GO desde 2013, com a finalidade de formar nossos adolescentes e jovens no que tange à cultura afrodescendente através de diversas ações. 

Para o Aprendiz Vinícius de Freitas Castro, “Foi possível através deste Encontro aprender sobre a história em geral, sobre a cultura negra e conhecer muitas pessoas que lutaram pelos seus direitos. Devemos sempre lutar contra a intolerância, seja ela qual for, o respeito deve prevalecer independente de qualquer diferença”

Segundo a Analista Socioeducativa e Assistente Social Rosana Santos, “A Semana Complementar é de fundamental importância para o processo formativo dos aprendizes, sobretudo, quando no mês da Consciência Negra, traz como debate o Almanaque Afro-pedagógico com importantes reflexões sobre as Ações Afirmativas, Antirracismo, Ideologia do branqueamento, Etnocentrismo, Identidade Étnica e os Movimentos Sociais. Além de destacar a contribuição histórica e social que as personalidades negras tiveram, mas que foram inviabilizadas pelo processo escravocrata, e que contribuíram para efetivação dos direitos da população afro-brasileira nos tempos atuais”

Assim, o CESAM/GO segue na sua missão de incluir e tratar com equidade a todos, certos de que o preconceito gera a guerra, mas o respeito promove a paz.